THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

...SOBRE A FORMAÇÃO DA REPÚBLICA

Costumo dizer para meus amigos do Brasil (e daqui também, pois a aura da ignorância e da ramelação é geral) que a formação do Rio Grande do Sul é completamente diferente da imagem passada pela mídia e pela opinião da claque.
Segue causo para ilustrar o que tento explicar...
É um pouco extenso PARA O PADRÃO blog, no entanto recomendo a leitura.

E tenho dito!


Tirado do blog Gaudério Online, ótimo reduto para se baixar música gaucha completamente fora de catálogo.

Existe uma importante incidência da cultura negra na literatura rio-grandense, e este tema provém, em última hipótese, da abundância do material folclórico que as populações africanas herdaram de seus antepassados.

No tempo da escravidão, no Rio Grande do Sul, era comum a fuga de escravos, e os que fugiam, arriscando a própria vida, ficaram conhecidos como “caiambolas”.

Conta-se, que durante este período, em uma grande fazenda nos Banhados, município de Santa Maria, começaram misteriosamente a desaparecer coisas. Entretanto, sempre ficava um presente em seu lugar. Algo bem rústico ou artesanal era deixado como troca como: balaios, esteiras, potes de barro, enfeites de pena, etc. Nestas circunstâncias, o que realmente ocorria era uma troca e não um roubo. Esta diferenciada atitude, despertou a curiosidade do povo.

-“É incrível!”, diziam todos.

O imaginário popular passou então a fantasiar em torno do caso. E tal mistério logo foi associado com o demônio. A princípio, o povo não tocava nos objetos, temendo serem artes do diabo ou por achar que estivessem enfeitiçados. Mas, como o passar do tempo, verificando-se que as esteiras e os balaios não faziam mal a ninguém, muito pelo contrário, eram muito úteis, a prevenção desapareceu, chegando ao ponto de algumas pessoas deixarem à noite, em frente de suas casas, facas, tesouras, cordas, na esperança de que fossem trocadas por uma esteira ou balaio. Durante muitos anos estas transações ocorreram com muita naturalidade, pois já haviam perdido o cunho sensacionalista.

Em certa ocasião, andando a melar escravos na mata virgem, que no centro de uma floresta, próxima de Banhados, elevava-se espiralando uma tênue nuvem de fumaça branca. Curioso e procurando desvendar o enigma, um preto galgou a copa de uma árvore gigantesca e lançando seu olhar em direção de onde saía a tal fumaça, descobriu uma clareira em meio a mata espessa, em a qual, um negro se entretinha a preparar uma carne nas brasas.

Descendo, comunicou aos companheiros a descoberta. Foi então que resolveram capturar o negro, que logicamente, acreditavam fugido. Armados até os dentes, fizeram o cerco ao desconhecido e, avançando cautelosamente, caíram sobre ele, subjugando-o, apesar da resistência oposta pela vítima.

Era um negro de proporções avantajadas e de aspecto medonho, em razão do cabelo emaranhado e pêlo irsuto que lhe cobria o rosto, onde os olhos cintilavam como brasas. Cobria-lhe o peito e as costas uma couraça de pele de quati costurada com cipó e, presa aos quadris, uma espécie de tanga de pele do mesmo animal.

Levado até a fazenda, foi chamado de Pai Quati em razão de apresentar tão estranha indumentária. Entretanto, nada mais foi possível saber dele, pois não compreendia a língua portuguesa.

Foi então chamados alguns escravos que haviam nascido na África, para que pudessem compreender o que Pai Quati tentava dizer. Fianalmente o contato foi estabelecido e descobriu-se que o estranho era de Moçambique. Explicou-se deste modo, o mistério das esteiras e dos balaios.

O caso era o seguinte:

Tendo o negro chegado ao Rio Pardo, em uma leva que seria vendida em um leilão, conseguiu ele evadir-se e, atravessando rios, precipícios e banhados, lutando com feras e as intempéries, alcançou a salvo Banhados, onde, dentro da mata virgem, armou sua choupana e vivia recluso.

Como era um homem de boa índole e muito honesto, não queria se apropriar dos utensílios de que precisava, nem da carne que comia quando não conseguia caça. Assim, perito em manufatura de cestos e esteiras, meio de vida que o sustentava em sua terra, trabalhava, durante o dia, arduamente na fabricação de tais objetos, para, na calada do noite, misteriosamente, trocá-los por tudo aquilo que achasse à mão e que pudesse ser útil.

Não demorou muito para que a comovente história do Pai Quati, correndo de boca em boca, enchesse a redondeza. Logo, todos passaram a admirá-lo. Uma auréola glorificadora circundou sua fonte negra, compensando-lhe os dias de amargura. Como era um homem livre, foi contratado para trabalhar como peão em uma fazenda. Entretanto, quando a saudade apertava, abandonava tudo e voltava a viver no mato, caçando quatis.

Morreu de velho, passando quase toda sua existência solitário, mas acalentado pelo seio da floresta.

O negro marcou e marca presença em nossa história, religião, geografia, língua, artes, esporte e política. Braços bravios de ancestrais negros lutaram em guerras que não eram suas, saindo da clandestinidade para tornarem-se uma presença consciente e símbolo de orgulho e esperança de sua raça. Sua contribuição para construção de um Rio Grande do Sul forte e livre deve ser sempre relembrada e agradecida por todos nós.

Texto pesquisado e desenvolvido por Rosane Volpatto

Lendas do Rio Grande do Sul - Dante de Laytano - Publicação Estadual de Folclore do Rio Grande do Sul; RJ; 1956

Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul - Antonio Augusto Fagundes; Martins Livreiro Editor

Estórias e Lendas do Rio Grande do Sul Barbosa Lessa; Gráfica e Editora EDIGRAF Ltda; SP

Topo do playlist:

Tonight - Victtoria
Baile de fronteira - ?
Potro sem dono - Os teatinos
Milonguero del ayer - Yamandú Costa e Lúcio Yanel
Ritual de morte e manada - Lisandro Amaral

0 comentários: